contato +5551996499494

contato +5551996499494

Terapia Breve

Como a Terapia Breve combinado com o Terapia Cognitva Comprtamental pode ajudar um cliente com Transtorno de Ansiedade:

A ansiedade pode ser disparada em muitas situações que paralisam a pessoa e tolhem a sua liberdade em qualquer nível. Pode ser andar de elevador, dirigir um carro, estar em ambiente com muitas pessoas, falar em público, relacionar-se com outras pessoas, medo de avião, ataque de pânico, agorofobia e muitos outros.
Na Psicotrapia Breve (TB) Terapuera e cliente escolhem uma das situações que geram ansiedade. Com foco no processo menos sessões são necessarias. O cliente aprenderá a lidar com a situação que gera ansiedade. 
Mas como? Técnicas de respiração são o primeiro trunfo nesta batalha, usando o consultório para simular cenários onde o problema acontece. Usam as técnicas de exposição imaginária. Ou seja, trabalham com este cenário combinado a respiração no ambiente protegido do consultório para comprender e diluir as emoções e distorções cognitivas disfuncionais. Com o tempo vão gradualmente trabalhando dessensibilização sistematicamente até que o quadro de ansiedade seja tolerável. Paralelamente estão averiguando os pensamentos automáticos que disparam o gatilho da ansiedade, os esquemas de funcionamento ou auto regras que regem estes comportamento, cognições, emoções e as crenças por trás do quadro de ansiedade. Quando o paciente estiver pronto podem ir para a exposição em vivo ou enfrentamento.

Pode se dizer que a Terapia Breve é focada no processo e resultado. Quando o cliente percebe seu avanço e mudanças em alguma demanda aprende seus esquemas de funcionamento. A psicoeducação instrumentaliza o cliente a lidar com alguma das suas dificuldades e como criar estratégias de enfrentamento que podem e devem ser generalizadas, ou seja, utilizadas em outras situações no decorrer da vida.

A Terapia Breve (TB) facilita tratar questões específicas, com um menor número de sessões, onde paciente e terapeuta definem as prioridades e desenvolvem conjuntamente o foco do tratamento.

A TB é um modelo de intervenção psicológica criada na década de 1930. Ela pode ser aplicada em diversas abordagens como Teoria Cognitivo Comportamental, psicanalítica, psicodrama, comportamental e outras. Irá depender da linha de atuação do seu terapeuta.  

Cris Cordal
Psicóloga
CRP 07/19858